Qual é o impacto das nossas ações?

     Dias atrás eu estava na aula de yoga e a minha instrutora disse algo que mexeu bastante comigo. Ela disse algo sobre as ações que cometemos individualmente, impactam no coletivo.

     Passei a aula inteira meditando sobre o que ela disse e comecei a viajar no tempo da minha vida. Primeiro apareceram as imagens do local do meu trabalho, onde eu via que cada ação minha impactava na produtividade e felicidade da minha equipe e dos meus clientes. Pensei no funcionário que não está comprometido com a empresa, que apresenta baixo desempenho e prejudica toda a equipe e o cliente por não entregar o que lhe foi designado. Depois todo o cenário mudou e me vi em uma loja comprando uma mercadoria, imaginando todo o impacto que aquele dinheiro gasto teve sobre a minha renda, sobre a minha família e as famílias daquelas pessoas que trabalhavam naquela loja, mais o impacto para os fornecedores dela. Depois fiquei meditando sobre os profissionais que trabalham em bancos e corretoras, em que as suas ações podem ajudar ou prejudicar famílias inteiras com as suas decisões e vendas de investimentos. Meditei também sobre as nossas decisões de qual o investimento ideal para aplicar o nosso dinheiro, ganho com tanto esforço, abrindo mão de um consumo imediato pessoal ou familiar para realizar algum sonho no futuro.

     Confesso que ainda estou meditando sobre esse assunto e estou aprendendo muito com isso. Geralmente, desprezamos que estamos inseridos num ecossistema maior e que cada ação praticada por nós irradia nele todo, gerando benefícios ou malefícios para as pessoas. Por isso, precisamos ficar atentos e observar se o que estamos fazendo está ou não beneficiando a nossa família, os nossos amigos, os nossos clientes e as pessoas que, indiretamente, são afetadas por nós. Isso se chama visão sistêmica. Direcionando para o mundo dos investimentos, será que uma aplicação que eu faço em uma empresa que vende produtos que prejudicam a saúde das pessoas, vale a pena o lucro individual? Será que ser cliente de uma instituição financeira que cobra juros absurdos das pessoas e exploram seus empregados não faz de mim um cúmplice dessas ações? Será que a minha ignorância em comprar um investimento de uma instituição que cobra uma taxa de administração muito alta não fará com que sobre menos dinheiro para desfrutar com a minha família no futuro?

     Assim, respiramos e caminhamos neste mundo com o modo automático ligado e não prestamos atenção no poder que as nossas decisões tem sobre as demais pessoas. Por isso, somos convidados a refletir diariamente: qual é o impacto das nossas ações?

2 comentários em “Qual é o impacto das nossas ações?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s