60% dos entrevistados preferem aplicar seus recursos na caderneta de poupança

     O tema Educação Financeira tem crescido muito nos últimos anos. Nas redes sociais há centenas de profissionais estudando e procurando ajudar pessoas a investirem o seu dinheiro. Entretanto, ainda há muitos brasileiros “sem educação financeira”, investindo mal seus recursos financeiros.

     Segundo o Indicador de Reserva Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 25% dos poupadores brasileiros guardam dinheiro em casa, ou seja, por comodismo ou falta de conhecimento, preferem deixar seu dinheiro em casa do que em alguma aplicação financeira rendendo juros. O indicador revela também que 60% dos entrevistados preferem aplicar seus recursos na caderneta de poupança. Outro dado interessante dessa pesquisa é que no mês de maio de 2018 apenas 16% dos brasileiros pouparam algum dinheiro. O mais grave dessa informação é que todas as classes sociais (A, B, C, D e E) apresentam um hábito de poupança muito ruim.

     De tudo isso, o que mais me chamou a atenção foi que a maioria dos brasileiros ainda escolhem a caderneta de poupança para aplicarem seus recursos, mesmo com o apelo diário para investir em Tesouro Direto, CDB, LCI ou no mercado de ações. É importante salientar que o rendimento da poupança está abaixo da Taxa Selic, o que significa que quem aplica em caderneta de poupança está deixando de ganhar dinheiro e vendo-o perder o poder de compra por causa da inflação. Segue abaixo os dados:

Rendimento da Poupança nos últimos 12 meses: 4,55%.

Taxa Selic: 6,5%.

     É claro que para uma pessoa que somente aplica seu dinheiro em poupança esporadicamente, e quer começar a investir em outras aplicações financeiras mais rentáveis, não é aconselhável mudar de aplicação sem conhecer o funcionamento das outras modalidades. Por isso, é importante que ela primeiro adquira o hábito de poupar regularmente, todo o mês, de preferência na poupança, pois esta é isenta de imposto de renda, é fácil abrir um conta poupança em qualquer banco comercial e tem liquidez diária. Mas, esse hábito precisa ser adquirido rapidamente. É extremamente importante que, enquanto vai adquirindo esse hábito, ela deve ir estudando o funcionamento das outras opções de investimentos, pois assim saberá, de acordo com o seu perfil financeiro, quais aplicações atenderão suas expectativas, pois sabemos que há opções de investimento mais rentáveis que a poupança, com liquidez diária como, por exemplo, Fundos DI e Tesouro Selic.

     Desta forma, investir é uma escolha. Estudar e escolher a melhor opção de investimento é inteligência. Você é a melhor pessoa para dizer para si mesma se o melhor a fazer com o seu dinheiro é deixá-lo em casa, ou na caderneta de poupança ou em outro tipo de investimento. Entretanto, é muito importante saber que essa escolha trará consequências (positivas ou negativas) para o seu futuro e não adiantará falar mal do governo ou do patrão se as coisas derem errado quando esse futuro chegar. A responsabilidade é toda sua.

     Por isso, movimente-se.

 

2 comentários em “60% dos entrevistados preferem aplicar seus recursos na caderneta de poupança”

  1. Acho também que hábito é muito importante após um breve estudo , pois ajudará entender melhor sobre a aplicação e até sobre o momento de se aplicar em determinado investimento. É um assunto que ainda tenho muito a aprender. Parabéns pela postagem!

    Curtido por 1 pessoa

  2. É a poupança é uma boa como “bolsa de dinheiro” ou seja uma conta separada, onde você pode colocar dinheiro que não pretenda usar, mas é prático se precisar. Uma prática interessante é de se emprestar dinheiro, se comprometendo a ser devolver com juros…
    Quando tiver um montante razoável será uma hora para começar a brincar com outras opções….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s