A importância de rever suas aplicações financeiras

     Um hábito que venho adotando nos últimos anos é avaliar meus investimentos. Como vivemos num país em que o Governo interfere bastante na economia, com as decisões do Copom sobre a taxa Selic e o sobe e desce do mercado de ações, avaliar como estão os meus investimentos se torna importante para saber se os meus sonhos e objetivos estão sendo impactados ou não.

     Para quem está começando a poupar, seja numa caderneta de poupança ou no Tesouro Direto, é importante que neste primeiro ano de aplicações financeiras se ganhe rapidamente o hábito de destinar uma parcela dos rendimentos até que isso se torne algo automático. Adquirido esse hábito é aconselhável que se busque conhecimento sobre economia e outros produtos financeiros de renda fixa como, por exemplo, CDB, LCI, Fundos Imobiliários, LCA e Debêntures, e também em renda variável como, por exemplo, ações de empresas. Esse conhecimento é extremamente importante para você analisar os seus rendimentos, comparar com outras aplicações, analisar qual é o cenário atual da economia e prever qual cenário está se formando, pois será com estas informações que você saberá dizer se é o momento ideal ou não para transferir seus recursos para outra aplicação mais rentável, ou ainda diversificar seus investimentos.

     Continuar acumulando dinheiro na mesma aplicação por anos é uma prática que até pode lhe trazer algum lucro, mas que por causa das constantes mudanças do nosso cenário econômico, isso fará você ganhar menos dinheiro se tivesse atento com a lucratividade das outras opções de investimento. Mas, também pode lhe trazer prejuízos financeiros pela falta de iniciativa e informação. Desta forma, é necessário pelo menos uma vez por ano avaliar suas aplicações financeiras para verificar se não vale a pena diversificar para ganhar mais.

     Pense como um empresário que está atento sobre o seu mercado de atuação e procura estar um passo a frente para não ser engolido pelo concorrência. Você é um investidor que, como esse empresário, precisa estar atento sobre a rentabilidade das diversas opções de investimentos. O comodismo irá corroer suas economias e fazer com que você não atinja seus objetivos e sonhos no tempo que você planejou. Por isso, busque iniciativas como essas que eu elenco abaixo:

1) Eduque-se financeiramente. Leia livros e artigos sobre investimentos, siga e assine canais no YouTube de educadores financeiros e de corretoras. Faça cursos e assista palestras sobre o assunto.

2) Procure ajuda especializada. Hoje há diversos planejadores, terapeutas e coaches financeiros capacitados no mercado que podem te ajudar a organizar a sua vida financeira, a criar um plano para eliminar as dívidas e apoiá-lo na escolha de aplicações financeiras mais adequadas para o seu perfil.

     Espero que esta reflexão tenha lhe ajudado, pois realizar nossos sonhos e objetivos são o que nos dão combustível para melhorar a nossa qualidade de vida e também da nossa família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s