Não cometa o mesmo erro comportamental-financeiro que eu cometi

     Há alguns anos atrás eu fiquei um bastante ansioso por não saber onde investir o pouco dinheiro que eu havia poupado.

     Afinal de contas, há tantas opções de investimentos que é praticamente uma verdadeira sopa de letrinhas: CDB, DI, FII, LCI, LCA, CRI, CRA, ETFs, ações, Tesouro Direto e debêntures. De tantos termos existentes, confesso que eu travei. Em poucos dias me desinteressei pelo assunto, comecei a estudar outras coisas fora do mundo dos investimentos e fiz o que a maioria dos poupadores brasileiros (essa maioria representa 60%, segundo o indicador SPC Brasil e CNDL) fazem: deixei o meu dinheiro na poupança.

     Depois de um certo tempo voltei a me interessar por investimentos, resolvi sair do comodismo e comecei a estudar sobre este assunto. Nisso, algo incrível aconteceu: não perdi dinheiro deixando-o na poupança, mas descobri que poderia ter ganho muito mais dinheiro se tivesse aplicado em outros produtos financeiros. Lembrei daquela música do Cazuza em que ele canta “o tempo não pára” e de um ditado popular em que diz “o dinheiro não aceita desaforo”. Você, leitor, deve estar gritando desesperado para mim na frente do seu computador ou celular: “Você está louco? Onde que isso é algo incrível? No seu lugar eu ficaria muito bravo”.

     Confesso, eu fiquei muito bravo também, mas ao invés de largar tudo, fiquei mais interessado ainda em estudar os produtos financeiros existentes. Hoje, posso dizer que o meu patrimônio está aumentando ano após ano, me sinto mais seguro e menos preocupado financeiramente, pois sei que estou ficando mais próximo da sustentabilidade financeira, sempre procurando diversificar os meus investimentos.

     Assim, a minha dica para você começar a ter sucesso na sua vida financeira é:

  1. Adquira o hábito de poupar regularmente, todos os meses;
  2. Estude cada produto financeiro oferecido no mercado;
  3. Faça uma lista dos seus sonhos, verifique qual investimento é mais adequado para cada sonho, coloque no orçamento financeiro o valor destinado para a realização deste sonho e comece a investir;
  4. Comece a investir pelo produto financeiro mais fácil e simples para você. Não invista em algo que ainda não compreende ou que não se sente confortável.

     Lembre-se que o mais importante neste momento é dar o primeiro passo, ser curioso, ter vontade de aprender e não ter preguiça. O seu futuro já começou com as escolhas que você está fazendo neste momento. Cada decisão feita hoje causa grande impacto no seu futuro. Pense nisso.

 

Um comentário em “Não cometa o mesmo erro comportamental-financeiro que eu cometi”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s