Impulsividade em comprar: saia dessa!

Um dos fatores importantes para conquistar uma vida financeira saudável é saber controlar a impulsividade diante das compras.

É muito comum sermos flagrados dizendo “eu mereço” possuir determinado bem. Dizemos frases assim:

“Eu mereço comprar um carro zero quilômetro.”

“Eu mereço comprar roupas de marca.”

“Eu mereço comprar o último lançamento de celular.”

Ok. Vamos concordar que todos nós merecemos usufruir das novidades do mercado. A questão é: esse produto realmente agrega valor à minha vida? Será que a minha impulsividade de comprar sempre mais e mais não está me deixando mais pobre?

É importante termos em mente que a forma como nos comportamos com o nosso dinheiro é o que influenciará o nosso resultado financeiro, pois o consumo diário de produtos supérfluos sugará toda a nossa renda. Desta forma, é necessário reavaliar os nossos hábitos. Não podemos nos deixar levar pelas propagandas que nos iludem que comprando determinado produto a nossa vida será maravilhosa.

“É tudo com 50% de desconto.”

“Leve 2, pague 1.”

“Oferta válida somente hoje.”

O ato de comprar compulsivamente se assemelha a uma alergia. No nosso caso financeiro, se trata da alergia ao dinheiro. Não podemos receber um dinheiro a mais ou ver que o saldo bancário ainda está positivo que já queremos  nos livrar dele o mais rápido possível. Assim, pessoas que possuem esta alergia sofrem de COMFIA. Elas são as Compulsivas Financeiras Anônimas. O dinheiro quando está na mão delas, faz cócegas. Consequência disso é possuírem mais dívidas, terem um pensamento nocivo, nenhuma perspectiva de futuro e produtos novos abarrotados nos armários sem uso.

Por isso, é muito importante sempre se perguntar:

“Eu preciso mesmo deste produto?”

“Ele vai me agregar que tipo de valor na minha vida?”

“Consigo passar mais um dia sem ele?”

Vamos mudar o nosso comportamento. Vamos apenas comprar o que realmente é essencial. Vamos priorizar a semeadura, ou seja, o hábito de poupar sempre, pagando-se primeiro. É por meio dessa semeadura que colheremos a realização dos nossos sonhos, a criação de um fundo financeiro para momentos de emergência e a estabilidade financeira. Também é importante rever os nossos próprios hábitos, avaliar bem o produto antes de comprar e se sentir bem em cuidar do dinheiro.

Afinal, dinheiro não cai do céu, não é mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s